domingo, 13 de janeiro de 2008

Programação para Playstation

O mundo dos programadores, dos geeks de informática, além de vários outros não relacionados, tem uma categoria de pessoa: o curioso. E quem é que nunca esteve curioso por algo. Esses dias eu estive passando por aí e vi um tópico num fórum chamado programando para playstation. Resultado: fui lá e cliquei. Iniciei uma breve pesquisa no google para me interar mais sobre o assunto e estou postando aqui os resultados que obtive:
Brevemente, programar para a plataforma playstation é possível , até domesticamente, mas, não com todas as ferramentas que nem são disponíveis para algumas empresa$. Uma boa fonte de começo é o site ps2dev. Tal site é feito para essas pessoas quem querer programar domesticamente e conta com um fórum sempre movimentado. A má notícia é que está em inglês. Mas é lá que está disponível o ps2sdk e explica como se faz a programação. Este site também conta com um wiki sobre o assunto.
Outro destaque da programação para playstation que pretendo mencionar é o playstation 3. Diferentemente dos playstations anteriores várias das ferramentas de desenvolvimento do mesmo usam padrões abertos como por exemplo XML e Collada. Para saber mais visite o site de bruno evangelista, mestrando da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, e que pertence ao grupo de pesquisa sobre jogos da UFMG. Se não me engano o site é http://brunoevangelista.com.
Mais detalhes sobre programação para playstation estarei trazendo brevemente, uma vez que editarei este post, dando mais detalhes sobre as ferramentas e sobre o playstation.

Nenhum comentário: