sábado, 19 de abril de 2008

FISL

Fui à feira internacional do software livre e trouxe muitas novidades de lá. Fui em várias palestras e visitei o estande de várias empresas. Pude ver que a adoção do software livre é cada vez maior e que há muitas empresas procurando profissionais nesses eventos, além de vender seu peixe, apresentando suas soluções que usam software livre e mostrando a sua competitividade.
O FISL é dividido em trilhas como Kernel, Admin, Jogos e Multimídia, etc. Lógico que preferi jogos e multimídia, mas também fui em outras que envolvem IA, Redes, etc.
a maioria dessas palestras se dedicou a ferramentas de código-fonte aberto conhecidas pelo publico como por exemplo o Blender e o PyGame, um binding de SDL para Python
Mas, mesmo assim foi interessante e engatilhando no asusnto vou dar uma lista de bibliotecas open-source para quem pretende fazer um jogo com código-fonte aberto:

SDL: Biblioteca já consagrada e utilizada por muitas pessoas. Ela interage com os dispositivos conectados ao PC como teclado, mouse, driver de CD, etc. Ela é feita em C, mas tem bindings para as linguagens mais conhecidas como por exemplo C++ e Python.

Allegro: Biblioteca mais velha, mas com boa aceitação para jogos simples. É feita em C, mas tem bindings para algumas outras linguagens

PyGame: Binding de SDL para Python

WxWidgets: Biblioteca multi-plataforma que serve para fazer GUIs e tem bindings para diversas plataformas, sendo projetada originalmente para C++

JOGL: BIndings de OpenGL para Java

Irrlicht, Crystal Space, Ogre: Engines 3D que tem grande uso para desenvolvimento de jogos e feitas em C++. Elas são usadas em diversos projetos na internet e alguns fora.

Caso tenha alguma sugestão de qualquer outra biblioteca, outro post a se fazer sobre o assunto é só deixar um comentário no site.

Nenhum comentário: