Estamos rodeados por novas tecnologias, elas surgem a cada momento estourando como se fossem pipoca: IPhone, Surface, Web 2.0,entre outras. Nesse post vamos resumir algumas dessas tecnologias e falar de algumas outras que estão por aí. Finalizando vamos dar a nossa opinião sobre isso tudo e tentar dar uma visão geral do que pode e poderá acontecer delineando expectativas e rumos possíveis para algumas das tecnologias.
O IPhone é um dos sucessos do momento. Fabricado pela turma de Steve Jobs, a Apple, mesma inventora do IPod, o IPhone reune inovações que o tornam desejado por vários adeptos da tecnologia e entretenimento digital. Além de servir como telefone celular tem uma tela multi-toque, dando ao usuário mais conforto e facilidade no manuseio das funções do aparelho. Além disso tem aplicativos como um navegador de internet, o Safari mobile que permite até assistir vídeos no You Tube, algo ainda raro em dispositivos móveis, sendo poderoso, além de aplicativos de e-mail, visualizador de imagens, etc...
Dessa forma com um conjunto forte de aplicativos, aliado a um bom design e funcionalidades que dão ao usuário facilidade de uso e conforto o fazem um equipamento já presente na vida de muitas pessoas.
A Web 2.0 não é uma tecnologia tão nova assim, mas está incluída aqui devido ao seu uso cada vez maior não só por parte dos sites para dar interatividade, mas também presente em empresas dentro de várias aplicações como, por exemplo, blog, wiki, conferências, etc...
Dessa forma tal tecnologia que antes era tratada como mera commoditty, enfeite, agora está fortemente difundida é um dos pilares das modernas páginas Web que oferecem conteúdo personalizado, dando a liberdade e poder ao usuário para que este tenha em mãos o conteúdo necessário da maneira como este deseja com flexibilidade e utilidade.
Já a HDTV, por sua vez, é a tecnologia do momento no Brasil, pois oferece alta qualidade de transmissão digital para o telespectador. Porém como por aqui tal tecnologia ainda está em fase inicial sua disponibilidade é restrita as grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso para poder ter acesso à imagem digital é preciso comprar um conversor que no momento ainda é caro ,com preços começando perto de 1000 reais. E ainda assim para poder assistir a transmissão com qualidade de alta definição é obrigatório o uso de uma televisão HD que não sai por menos de 2000 reais.
Outro aspecto a ressaltar é que a tendência é a convergência, então praticamente todas as novas tecnologias tem acesso à internet e dão acesso a uma gama variada de características interativas e de multimídia. Nesse quesito a HDTV brasileira ainda não permite isso, mas é previsto num cenário futuro a possibilidade de interatividade através de um equipamento HDTV com um modem ligado à linha telefônica.
Além das tecnologias citadas há ainda muitas outras que estão disponóveis e/ou são promissoras. Dentre elas estão o Wi-max que permite a montagem de uma rede sem fio a grandes distâncias e com velocidade nominal de 50Mbps; o Surface, equipamento da Microsoft que é parecido com uma mesa, tem a difícil promessa de substituir o computador num futuro próximo. Ele consiste de uma superfície na qual o usuário interage com o dispositivo por toques dando a possibilidade do usuário tocar a tela e arrastar janelas, alterar parâmetros de aplicativos, enfim, fazer tudo que queira, até mesmo digitar.
Dessa forma para concluir pode-se reunir tudo para que se chegue a seguinte conclusão. O futuro é a conectividade. Vários equipamentos estão seguindo esta tendência de convergência, dando ao usuário mais conforto e poder ao alcance de sua mão. O polegar dedo antes usado apenas para apertar o botão de mudar de canal na televisão está tendo mais trabalho, agora com a possibilidade de apertar o botão de início de conversa pelo celular com um telefone sem fio, pressionando o botão para acessar a internet e fazer as suas compras pelo televisor e se arrastando para permitir a organização das fotos. Isso também leva esse terreno à uma intensa concorrência, assim o futuro não será dominado apenas por uma empresa e sim por várias, cada qual em um determinado ramo específico, as quais disponibilizarão ao usuário tecnologias que tenham um toque original, útil e prático dando maior comodidade ao usuário na realização das tarefas que o mesmo se vê obrigado a cumprir, seja por necessidade profissional, seja por pura satisfação e prazer pessoal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário